(11) 2682 6633 / 99457-3485


Totalizador de Vazão

O totalizador de vazão é um equipamento que, juntamente com um sensor de vazão, mede o total de fluído (vapor, gás ou liquido) que passou pelo sensor dentro de um determinado intervalo de tempo, tal como ocorre quando abastecemos nosso carro com combustível. Só que na indústria o totalizador possui mais recursos, que são interessantes para a segurança e para a redução de custos.

Estes recursos extras do totalizador são: trabalhar com alarmes ou avisos de volume baixo, volume crítico ou volume alto, afim de se evitar problemas como a cavitação de bombas ou o transbordamento, sendo que, o transbordamento de fluídos à temperaturas elevadas, com elevada capacidade corrosiva ou eleva toxicidade, podem causar graves danos materiais ou pessoais. Ademais, os totalizadores de vazão podem trabalhar juntamente com válvulas elétricas ou pneumáticas, controlando esses setores que podem sofrer com a falta ou excesso de fluído.

Com o totalizador de vazão é possível coletar dados para controle de produção, como médias diária, semanal, mensal ou anual, monitorar a produção, da entrada das matérias primas até o produto final, em busca de desperdícios ou monitorando a quantidade de cada tipo de componente que é utilizado na produção, gerar estimativas e reposição de estoques de forma planejada e no tempo ideal.

Em indústrias de alimentos ou de produtos químicos, as máquinas que enchem as embalagens trabalham com totalizadores de vazão. E nesta situação pode-se observar a importância da qualidade deste instrumento, pois caso a precisão e a repetibilidade do totalizador e do medidor de vazão não sejam adequadas, as embalagens podem ficar com menos produto, causando inconformidade com normas e padrões, e também excesso de produto na embalagem. Este excesso se olhado de forma pontual por parecer até desprezível, mas se este volume a mais ocorrer em centenas ou milhares de unidades, ele pode gerar impactos importantes nos custos de produção.