Dayler

Utilidades do Medidor de nível na indústria

O controle de nível é uma variável muito controlada em todos os processos de produção e o tipo de medidor de nível varia de acordo com a necessidade, características físico-químicas do processo e do material controlado. Nos primórdios da civilização, os primeiros relatos que se tem sobre o uso do medidor de nível é no controle das cheias dos rios, em que troncos de árvore eram colocados nos rios para servir de referência no monitoramento do avanço e do recuo da água na margem.  

                Atualmente ainda se usa medidor de nível do tipo régua em barragens de hidroelétricas. Este é um recurso simples e de baixo custo que oferece o controle visual. Porém, a indústria tem processos mais complexos que ao longo da sua manipulação acabam gerando variáveis que interferem no processo de medição. Uma delas é a espuma, que para alguns modelos de medidor de nível geram um falso valor de nível, enviando para o centro de controle uma quantidade maior de produto, do que realmente existe, no reservatório ou setor controlado.

                Esta informação aumentada gerada pela espuma pode causar danos pela falta de fluido em sistemas de bombeamento ou a interrupção da produção, gerando custos de ociosidade e até perda de todo o lote ou batelada. Esta situação é resolvida através da escolha do equipamento adequado para o processo e uma delas seria utilizar o medidor de nível com boia magnética. Este instrumento pode ter suas boias projetadas com densidade maior que a da espuma e menor do que o líquido. Desta forma, o instrumento sempre enviará para o sistema de controle o volume de material desprezando a espuma da superfície do líquido.

                Além da espuma, a indústria controla processos de materiais viscosos, misturas heterogêneas, produtos com elevadas acidez ou basicidade e produtos inflamáveis. E o medidor de nível tem a capacidade e tecnologia de atuar nestas condições, entregando precisão e repetibilidade necessários para o processo.

Produtos

Conheça nossa linha de produtos

Medidores de Vazão
Medidores e Transmissores
Indicadores e Totalizadores Eletrônicos
Medidores de Nível
Equipamentos para Petróleo e Usinas de Ethanol
Equipamento para Carregamento de Combustível
Automação Online com Sistema PID
Sistema de Medição de Produção de Ethanol DWYLER e ANTON PAAR

X