(11) 2682 6633 / 99457-3485


Transmissor de nível

A instrumentação é uma ciência que cria instrumentos de medição, transmissão, indicação e registro e controle através das variáveis físicas e químicas dos processos. Estes equipamentos são responsáveis por alcançar o rendimento máximo do processo, fornecendo informações reais e parâmetros para que toda a energia cedida seja transformada em trabalho que resulte no produto. Os instrumentos podem medir pressão, nível, temperatura e vazão e são classificados por função, sinal transmitido ou suprimento ou tipo de sinal.
O transmissor de nível, possui um ou mais detectores que captam sinais de variação em um formato e transformam em outro tipo de sinal, capaz de ser enviado à distância e ser interpretado por um instrumento receptor deste sinal. O tipo de captação do sinal pode ser de vários tipos, como pneumático, com aplicação em gases. A vantagem do transmissor de nível pneumático é que pode ser operado em áreas com risco de explosão, devido a presença de gases ou vapores inflamáveis. Há também os transmissores do tipo hidráulico, que são similares aos pneumáticos, mas ao invés de gás, utilizam-se da variação exercida em óleos hidráulicos e oferecem respostas rápidas.
Outra forma de captação de sinais é através da variação da corrente ou tensão elétrica, sendo o tipo mais usado e mais disponível no mercado, desde que seja aplicado em áreas que não haja gases ou vapores inflamáveis. Os transmissores do tipo elétrico oferecem muitas vantagens, tais como a de transmitir para longas distâncias sem perdas, a alimentação pode ser feita através dos fios que conduzem o sinal e são facilmente conectados a computadores, instalação fácil e trabalha em série com outros instrumentos. Diante de todas estas vantagens, facilmente encontra-se no mercado vários modelos de transmissores de nível do tipo elétrico. A tecnologia digital também está presente nos transmissores, enviando pacotes de informações sobre a mesma variável medida e oferece vantagens como ser imune a ruídos externos, são configuráveis e acabam por ter melhor custo benefício. Este tipo de transmissor também é muito comum no que diz respeito a transmissores de nível.
E com todas as opções disponíveis no mercado, diversos tipos diferentes de necessidade de controle por instrumentos, escolher o transmissor de nível adequando para cada necessidade não é uma tarefa fácil, pois essa deve levar em conta características químicas e físicas, estado da matéria, se há interferências de outras variáveis como pressão, temperatura ou até mesmo vibração. Espumas, materiais pegajosos ou de elevada viscosidade, presença de particulados sólidos ou fases são situações que podem atrapalhar a captação da informação do reservatório ou do vaso de pressão, transmitindo informações erradas ou com interferência. Por isso consultar profissionais capacitados é a melhor forma de adquirir o transmissor de nível com melhor custo beneficio e confiabilidade de medição.