(11) 2682 6633 / 99457-3485


Transmissão de Nível

Transmissão de NívelNos trabalhos industriais e em outras áreas existe a necessidade de se manter um controle de nível de produtos em tanques e silos. Muitos deles não permitem visualização direta por apresentarem conteúdos tóxicos ou corrosivos.

O que é transmissão de nível

A transmissão de nível ou medição de nível continuo pode ser feito através de várias tecnologias em sensores, em função da complexidade dos produtos que serão medidas, porém encaminhamento destes dados serão feitos através de sinais de transmissão padrões analógicos ou digitais.
Dentre os tipos de sensores podemos citar:

  • Capacitivos;
  • Ultrassônicos;
  • Admitância;
  • Boia Magnética, entre outros.

Para que serve transmissão de nível

Muito útil ao trabalho em tanques com presença de espuma, turbulência ou gases, o transmissor de nível ajuda a medir com precisão os níveis de pressão presentes em reservatórios com líquidos ou tanques, evitando com que as alterações de pressão afetem as características dos fluidos presentes.

O transmissor ainda pode ser útil no monitoramento de líquidos. Entre os mais utilizados, temos os óleos, solventes, produtos químicos em geral, entre outros, contando com medição de nível de tanques de alturas elevadas.

Como funciona transmissão de nível

Basicamente, o funcionamento do transmissor de nível trabalha com a condutividade do líquido que está sobre seu controle, utilizando de correntes elétricas de circuitos eletrônicos de sensibilidade variada, é feito o controle de saída e entrada de líquidos, condicionando a conexão entre os líquidos controlados e medindo os níveis dentro dos tanques ou reservatórios.