(11) 2682 6633 / 99457-3485


Sistemas para Vazão

Sistemas para vazãoA vazão tem como definição a quantidade de fluido encontrado em estado líquido, gasoso ou em forma de vapor, que passa por tubulação ou canal em determinada unidade de tempo. Para conseguir acompanhar e mensurar esse tipo de produto em processo, diversos sistemas para vazão foram desenvolvidos, a fim de serem utilizados em várias áreas específicas, como por exemplo: uso diário e comum (hidrômetro e bomba de gasolina), no transporte de fluídos (oleoduto e gasoduto)e em serviços públicos (balanços de massa e controle de relação). Através da medição de vazão é possível saber a quantidade de produto que passou por determinado local em unidade de tempo. Os sistemas para vazão são tão importantes em certos processos industriais, que seria difícil manter um controle eficiente e seguro sem a utilização dos mesmos.

O que são os sistemas para vazão

De forma resumida e objetiva, os sistemas para vazão têm a função específica de medir a velocidade de escoamento de determinado fluido, ou seja, faz uma análise precisa do rendimento do processo. Através desta verificação busca assegurar o fornecimento adequado durante processo de mistura, evitando aumento de pressão, temperatura em excesso e possíveis vazamentos. Os sistemas para vazão, além de serem feitos em modelos para diferentes aplicações, também possuem diversas opções de unidades de medida que devem ser escolhidas com cuidado, pois podem mudar o valor do fluxo resultando em valores imprecisos.

Tipos de equipamentos de sistemas para vazão

Há muitos aparelhos de sistemas para vazão que são capazes de medir níveis de vazão de diferentes tipos de fluidos, podendo, inclusive, serem utilizados em várias áreas. Os medidores e transmissores, e indicadores e totalizadores, são equipamentos que possuem características distintas entre si, sendo cada tipo de aparelho adequado a sua finalidade de aplicação e análise de materiais específicos.

Como escolher o sistema para vazão adequado para uso específico

Existem sistemas para vazão para diferentes tipos de aplicações, para serem utilizados em medições simples como vazão de água em estações de tratamento até medições mais complexas como combustíveis em grandes indústrias. Ao escolher o equipamento adequado de sistema para vazão, é necessário levar em consideração alguns fatores como:

  • Características do fluído a ser trabalhado (líquido/gás, limpo/sujo, etc.)
  • Nível de precisão necessário (segurança e eficiência nas medições)
  • Disponibilidade de espaço para instalação do aparelho
  • Custo disponível para investimento
  • Tipo de aplicação

* Optar por equipamento seguindo instruções do fabricante.

Sobre o fabricante

A empresa Dwyler Equipamentos Industriais Ltda oferece uma vasta gama de sistemas para vazão para serem usados em diversos fins. Através de seus produtos feitos com qualidade e tecnologia de alto padrão, busca proporcionar a seus clientes o profissionalismo e a eficiência necessária para aplicação adequada e obtenção de resultados precisos e seguros em suas medições.