Dayler

Sensor de nível

A automação industrial, indiferentemente do tipo de produção que será aplicada, é capaz de realizar a detecção, transferência e avaliação de sinais, gerando informações para controle, gestão e melhoria de produtos e custos. E um equipamento muito importante, que basicamente está presente na maioria dos processos industriais, é o sensor de nível. Este equipamento está diretamente relacionado ao controle ambiental, à segurança de setores ou de toda a fábrica e com a qualidade do produto, sem contar que ele é muito importante na detecção de desperdícios.
O sensor de nível, mesmo parecendo ter um conceito simples, necessita de uma avaliação detalhada do processo que será aplicado, do material que será controlado e se tem variáveis que podem influenciar ou causar interferência na medição efetuada pelo instrumento. Alguns equipamentos fazem a medida do nível através da detecção da superfície do produto sobre um ponto de referência, medição direta, ou o nível é medido em função de uma segunda variável, medição indireta.
Os modelos mais simples fazem a medição de nível direta, e são os modelos com boias. E mesmo trabalhando com boia, é possível fazer a medição intermediaria, instalando duas ou mais boias. A limitação deste tipo de medição é que o sensor de nível só indica se o tanque, por exemplo está cheio, com nível intermediário ou vazio. Em sites de produção mais complexos, que necessitam de controle de variáveis como custo e cálculo de inventário, trabalham com sensores de nível que controlam o nível em qualquer ponto, de misturas ou grãos.
Dependendo do tipo de sensor de nível, é possível controlar o volume de líquidos que possuem camada de espuma, misturas sólido/liquido ou até mesmo líquidos viscosos que acabam retendo bolhas de ar. Ou em situações que a necessidade de medição deve ser feita em atmosfera com vapores, como no caso do sensor de nível totalmente digital, que opera por RF admitância, com capacidade de desprezar incrustações e suportar pressões de até 100 kg/cm.

X