(11) 2682 6633 / 99457-3485


Medidores de Vazão – Especificações

O medidor de vazão está entre os instrumentos de controle mais importantes para qualquer setor fabril, tendo em vista a necessidade de controle de custos de produção, onde este instrumento atua como grande auxiliador. E o processo de seleção ou fabricação de um medidor de vazão necessita de conhecimentos como a hidrometria, que é a ciência que mede a analisa as características físicas e químicas da água, além de indicar métodos e técnicas de instrumentação para a execução do estudo da água. Para abranger mais tipos de fluidos, há a dinâmica dos fluidos, que estuda o comportamento dos mais variados tipos de materiais, viscosidade e o comportamento deles dentro de tubos, vasos e calhas, por exemplo.
Com dinâmica dos fluidos, testes e protótipos são construídos, analisados e comparados, verificando estatisticamente qual método de medição de vazão, ou o tipo de medidor de vazão, será mais apropriado. Os tipos são tubo de Pitot, tubo de Venturi, placa de orifício, rotâmetros, disco mutante, roots, tipo hélice, tipo turbina, eletromagnetismo, vortex, ultrassônico e calhas de Parshal. Selecionado o tipo de medidor de vazão, entra a transmissão da informação controlada pelo medidor. Nesta parte a eletrônica entra com grandes vantagens, desenvolvendo micro controladores que deixam o projeto final mais compacto, facilita a manutenção e o gerenciamento de tarefas internas. O micro controlador executa várias tarefas em um único circuito, que se fosse comparado a sistemas mecânicos, para cada tarefa seria necessário um instrumento.
Uma outra ciência que está diretamente ligada a redução de custos, otimização da fabricação e instalação dos medidores de vazão, é a telemetria. A telemetria é uma área de estudo que tem como objetivo monitorar sistemas em locais de difícil acesso e estabelecer a comunicação das informações, no caso a vazão, para o operador ou sistemas de gestão, por cabos ou através das tecnologias sem fio que temos disponíveis atualmente. Todo este conjunto de conhecimentos científicos estão aplicados nos medidores de vazão, para que eles sejam capazes de monitorar e controlar materiais fluidos como água, solventes, xaropes muito ou pouco viscosos, gases de processo, gases combustíveis, ar comprimido, líquidos sujos ou com partículas sólidas suspensas. E ainda assim serem resistentes, precisos, com elevada acuracidade, independente da velocidade ou da vazão do fluido.