(11) 2682 6633 / 99457-3485


Transmissor de nível é a medição de forma precisa

O transmissor de nível é um equipamento que ter por função a medição contínua e controle de nível de fluidos e sólidos granulados, de modo que seja possível acompanhar esta medição em tempo real. O transmissor de nível é utilizado na indústria principalmente com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos.

Desta forma, a maior vantagem da utilização do transmissor de nível é a medição de forma precisa, sem que haja desperdício de dinheiro, produto e tempo. A redução do desperdício se dá principalmente na diminuição do trabalho da pessoa responsável pela manutenção ou do técnico de instrumentação.

Quando o transmissor de nível é utilizado de maneira adequada, ele traz eficiência não só para o processo, mas também para diversas áreas da empresa, pois permite planejar a compra de matéria prima antes que o produto se acabe e o processo seja impactado pela falta do produto em questão.

Um controle de nível feito de maneira adequada faz diferença no processo industrial e na produtividade. Assim, a utilização de um transmissor de nível adequado traz diversos benefícios como segurança operacional, eficiência de processo e redução de perdas.

Para a correta utilização do transmissor de nível deve ser selecionado o equipamento correto dentro dos diversos tipos existentes, como o transmissor de nível ultrassônico, o radar de onda guiada, o transmissor de nível flutuador, o transmissor de nível capacitivo, o transmissor de nível por admitância, entre outros. Mas, a escolha do transmissor de nível não está definida apenas pela escolha do tipo de tecnologia, mas também nas características de aplicação e nas necessidades de instalação. Assim, deve-se avaliar não somente a capacidade de medição, mas também a resistência do transmissor à condição a qual será aplicado.

É importante lembrar que a Transmissão de Nível é um processo fundamental na Instrumentação Industrial.