(11) 2682 6633 / 99457-3485


Totalizador de vazão

Como se sabe, massa e energia não aparecem e nem somem sem um motivo concreto. E também é sabido que as informações dadas pelos instrumentos merecem desconfiança, ou seja, há a necessidade de se verificar a integridade do instrumento de medição, a sua calibração e a sua confiabilidade sobre a informação que ele fornece. Isto significa que todas as medições são passiveis de algum grau de erro associado e, se um balanço de massa for efetuado a nível de equipamentos, unidades e o processo como um todo, ele irá fechar?
O totalizador de vazão tem papel de destaque nesse cenário, pois a partir dele, a totalização do fluxo de entrada deve ser igual à totalização do fluxo de saída, adicionado ao que foi consumido e ao que ficou retido, subtraído do que foi gerado, sendo esta formula mais geral de fazer o balanço de materiais. Não satisfazer essa igualdade é chamado de desbalanço e o motivo deste está vinculado a varias causas. A identificação destas causas começa pela discrepância do valor do balando com os valores das leituras do totalizador de vazão.
E o motivo das discrepâncias dos valores podem ser erros de medição, transmissão de sinais, condicionamento de instrumentos inadequados, vazamentos, perdas por evaporação, equipamentos ineficientes, etc. A amplitude dos problemas que geram o desbalanço pode ser grande e por isso conhecer profundamente o processo e saber como é cada equipamento, possibilita eliminar e afunilar ações para detecção e solução de problemas. Além disso, existe uma sequência de ações que é coletar os dados e processá-los, fazer a reconciliação dos dados resultantes, detectar erros grosseiros que devem ser analisados e corrigidos, e por fim gerar relatórios e comunicar os resultados.
As origens dos erros grosseiros podem ser advindas de falha total de leitura, instrumentos descalibrados, falha dos sensores, retirada ou acréscimo de material feito manualmente e não informados no sistema, entre outros. Por isso não basta coletar as informações mostradas em totalizadores de vazão ou produção. Deve-se ter um olhar crítico para cada variável e ter ciência da importação de manutenções preventivas e preditivas muito bem executadas.