(11) 2682 6633 / 99457-3485


Totalizador de vazão – Como mensurar corretamente a vazão de um tanque

Usando a definição de vazão da hidráulica ou da mecânica dos fluidos, define-se vazão como sendo a razão do volume pelo tempo (Q = (V/t)). Um fluido qualquer pode ter sua vazão determinada a partir de seu escoamento através de uma seção transversal de um conduto livre (tubulação aberta, rio, canal ou calha) ou de um conduto forçado (compressão positiva ou negativa). Quando se fala fluido, logo pensamos na água. Mas o ar também é um fluido, assim como todos os gases e líquidos que conhecemos, além de fluidos viscosos na forma de lama, pasta ou massa.

Na indústria é necessário mensurar a quantidade de tudo que entra ou sai de determinada produção. E essas medições são feitas sobre produtos com uma gama quase que infinita de variação de propriedades físicas, como por exemplo fluido viscoso misturado com partículas sólidas, fluidos viscosos que retém bolhas de ar ou lama. Caso ocorra falha nessas medições, não é possível identificar desvios, perdas, vazamentos, desperdícios ou doses inadequadas que podem prejudicar a qualidade do que está sendo produzido.

Sendo assim, a ciência e a tecnologia trabalhando conjuntamente, conseguiram produzir medidores de vazão capazes de medir fluidos nas mais variadas condições físicas. Esses medidores conseguem medir a vazão de líquidos viscosos com bolhas de ar, sem que estas bolhas de ar influenciem no valor mensurado. O sensor consegue identificar estas bolhas e envia para o painel totalizador o valor real, somente do líquido e desprezando o ar presente no fluido. Esta medição só será incorreta ou imprecisa se o sensor apresentar algum defeito, estiver descalibrado ou durante o projeto do equipamento, equivocadamente fora selecionado um tipo de medidor de vazão que não atende àquela situação.

Existem vários tipos de medidores de vazão, sendo eles os rotâmetros, os medidores de vazão tipo pistão, medidores de vazão mássica, medidores ultrassônicos, medidores do tipo turbina, entre outros. Cada um deles possui vantagens e desvantagens, mas cada um é mais indicado para um perfil de trabalho ou de material a ser mensurado, de forma que os erros de medição tendam a ser nulos. Outra forma de se evitar erros de medição em um tanque ou outro sistema, é seguir as recomendações do fabricante do sensor, pois dependendo do modelo, o equipamento está propenso a sofrer interferências eletromagnéticas ou físicas (vibrações) descreditando as vazões medidas.