(11) 2682 6633 / 99457-3485


Tipo de Medidor de nível a ser escolhido

Para falarmos a respeito de medição de nível, inicialmente é necessário entender o que é o nível. O nível é o preenchimento de um líquido ou de algum tipo de material fluídico ou, ainda, sólido granulado em um reservatório ou recipiente. Para medir este preenchimento, utiliza-se um equipamento chamado medidor de nível.

O medidor de nível pode realizar a medição de duas maneiras distintas, sendo elas, direta ou indireta. O medidor de nível por medição direta é aquele que mede a altura da superfície do fluido em contato direto, enquanto o medidor de nível por medição indireta utiliza grandezas físicas como magnetismo, propagação de ondas, pressão, capacitância, entre outras, para a realização da medição da altura do fluido ou sólido granulado.

Dentre os medidores de nível do tipo direto, se destacam o indicador e visor de nível, cujo funcionamento se baseia no princípio de vasos comunicantes, na qual um mostrador apresenta o nível do reservatório através de uma régua graduada em um visor externo, o medidor de nível com boia, cujo funcionamento se dá pela posição relativa de uma boia em relação a haste a qual está fixada, entre outros.

Já os medidores de nível do tipo indireto, possuem diversos tipos de representantes, entre eles: o medidor de nível por diferencial de pressão, que funciona pela diferença de pressão entre dois pontos do reservatório, o medidor de nível por ultrassom, cujo funcionamento se dá através da medição do tempo de retorno de um sinal enviado por um transmissor piezelétrico, e o medidor de nível por radar, que funciona através da análise da diferença de frequência entre um sinal transmitido e um sinal refletido.

Independentemente do tipo de medidor de nível a ser escolhido, o que se adequa melhor às características do projeto deve ser selecionado para que uma medição de nível com a precisão adequada seja obtida.