(11) 2682 6633 / 99457-3485


Medidor de Vazão

O medidor de vazão é, como o próprio nome diz, um equipamento utilizado para medir a quantidade de líquidos e sólidos que passam por determinada secção de um tubo ou calha. Apesar de ser um equipamento relativamente simples, é um dos instrumentos mais importantes para diversos setores fabris, pois com ele é possível controlar custos de produção e parâmetros importantes de processo, como taxa de resfriamento em moldes de injeção plástica ou taxa de ar comprimido para equipamentos pneumáticos.

Assim, como existem diversos fluidos e diversas características de processo, estão disponíveis vários tipos de medidor de vazão no mercado, cabendo ao responsável pelo projeto definir qual o mais adequado para o uso em determinadas situações. Assim, dentre os tipos de medidores de vazão, existem o tubo de Pitot, o tubo de Venturi, a placa de orifício, os rotâmetros, o disco mutante, o medidor do tipo hélice, o medidor do tipo turbina, o eletromagnético, o medidor do tipo vortex, o ultrassônico e as calhas de Parshal. A escolha adequada do correto medidor de vazão tem influência direta nos custos de processo e na qualidade do produto final.

Outro ponto importante está diretamente ligado à redução de custos, otimização da fabricação e instalação do medidor de vazão. A ciência que realiza estas avaliações é a telemetria. Assim, a telemetria tem por objetivo monitorar os sistemas de difícil acesso e fazer com que estes sistemas se comuniquem, fazendo com que o operador, ou sistema gestão entendam o que está acontecendo e tomem as ações devidas para correção ou melhoria do processo. Estas informações podem ser transmitidas através meio cabeado ou sem fio.  Para o medidor de vazão, a telemetria é importante para que sejam monitorados e controlados os materiais que estão no processo, como água, medicamentos, xaropes, gases, entre outros. E, apesar das características do fluido, o medidor de vazão deve ser capaz de realizar uma medição precisa, com elevada acuracidade, independente da velocidade ou da vazão do fluido.