(11) 2682 6633 / 99457-3485


Sistema controlador de vazão

A vazão pode ser definida como o volume em que determinado fluido ou sólido granulado passa por determinada secção de um duto por unidade de tempo. Ou seja, a vazão corresponde à taxa de escoamento de um material. Assim, as unidades de medida de vazão são unidades de volume por unidades de tempo, como por exemplo, l/s (litros por segundo), m³/s (metros cúbicos por segundo) ou gal/h (galões por horas).
Podemos considerar que a vazão uma das grandezas mais medidas na indústria, ficando atrás apenas da pressão e da temperatura. Desta forma, podemos aplicar que a medição da vazão tem diversas aplicações, sendo utilizada desde o controle do volume de água utilizado em estações de tratamento e residências até a medição de gases industriais e combustíveis.
Para a correta medição de vazão, é necessário que seja escolhido o método correto de medição, pois este tipo de controle depende de vários fatores como exatidão, tipo de fluido, condutividade elétrica, transparência, entre outros.

Como funciona: Medidor de Vazão tipo TURBINA

Os medidores de vazão tipo turbina são os mais comuns e com a tecnologia mais consolidada dentro dos tipos de medidores de vazão. Estes funcionam através do acionamento de um rotor montado axialmente à direção do deslocamento do fluido. A velocidade que este rotor trabalha é diretamente proporcional à velocidade de deslocamento do fluido. Assim, através de um detector eletromagnético que converte a rotação em um trem de pulsos o valor da vazão é verificado no indicador.

Como funciona: Medidor de Vazão tipo MAGNÉTICO

O medidor de vazão do tipo magnético opera de acordo com a lei de Faraday, que relaciona a variação temporal dos campos magnéticos que atravessam um circuito com o aparecimento de forças elétricas nesses circuitos. Desta forma, pode-se dizer que este tipo de sensor funciona apenas para fluidos eletricamente condutivos. Assim, o movimento do fluido, através do campo magnético, induz uma força eletromotriz em um sentido perpendicular ao campo magnético que é proporcional à velocidade de escoamento. Por meio de eletrodos inseridos em plano perpendicular ao campo magnético é possível a medição desta força eletromotriz. Através desta medição, chega-se ao valor da vazão do fluido.
Para a correta utilização deste medidor deve-se verificar que: o fluido seja condutivo, as faixas de pressão e temperatura estejam de acordo com a utilização, entre outros.

Como funciona: Medidor de Vazão tipo ULTRASSÔNICO

Este modelo tem o princípio de operação baseado no Efeito Doppler, isto é, deslocamento da frequência de um sinal ultrassônico que é refletido pelas partículas em suspensão ou em movimento. Este tipo de medidor utiliza o princípio de reflexão das ondas sonoras a partir do conceito da mudança de frequência percebida quando há descontinuidades móveis em um fluido em fluxo. Assim, o ultrassom é transmitido para um tubo onde há vazão de fluidos e a descontinuidade gerada por esta vazão refletem a onda ultrassônica com uma frequência diferente, porém, proporcional à taxa de vazão do fluido.
Para verificar se este é o medidor adequado para a necessidade de cada aplicação, deve-se garantir que alguns fatores sejam satisfeitos, tais como: taxas mínimas e máximas de vazão que o equipamento irá medir, variação de temperatura e pressão do processo, tamanho do tubo, o tubo ficará vazio em algum momento, entre outras.