(11) 2682 6633 / 99457-3485


Sistema autonomo de medicao de vazao de fluidos

A vazão, basicamente em todos os setores industriais, é um parâmetro essencial em todas as fases da manipulação de produtos e fluidos, que permite controlar e monitorar custos, processos, produtividade, energia consumida, qualidade, monitorar as transações comerciais de fluidos (transferências de custódia, medição fiscal, etc.), promover estudos e pesquisas e viabilizar balanços de massa e energia. É a terceira grandeza mais medida nos processos industriais.

Dada a devida importância, muito se é dedicado e investido no desenvolvimento de sistemas autônomos de medição de vazão. Estes são sistemas de vazão automatizados, com assistência remota de controle e aquisição de dados de medição. Quando se deseja instalar um sistema autônomo de medição de vazão, primeiramente deve-se fazer a escolha do instrumento de medição de vazão, observando-se as características do fluido medido (liquido ou gás, limpo ou sujo, condutividade elétrica, viscosidade, etc.), a exatidão desejada, condições termodinâmicas (níveis de pressão e temperatura), espaço físico disponível, características do ambiente em que o instrumento será instalado (atmosfera limpa ou carregada de partículas ou atmosfera com agentes agressivos, etc.) custo de aquisição e manutenção.

Estes medidores de vazão podem ser do tipo rotâmetro, magnéticos, ultrassônico, Doppler Ultrassônico, efeito Ultrassônico por efeito Doppler e tempo de trânsito, entre outros. Selecionado o tipo de medidor de vazão, o próximo passo é selecionar a forma que os dados serão coletados do medidor. Esta aquisição pode ser feita por fios físicos, por uma onda de rádio frequência portadora, através de linha telefônica, wifi, Bluetooth, cabos de rede, ou combinação destas tecnologias. Estabelecida a transmissão dos dados, estas informações são disponibilizadas em um único local centralizado, são processadas, registradas, totalizadas, analisadas e alarmadas (quando detectadas anomalias que possam colocar em risco a vida dos operadores e a integridade dos equipamentos).

Estes sistemas autônomos de medida de vazão são muito utilizados na maioria dos processos industriais, mas especialmente em processo que comprometam a segurança da planta e dos operadores ou em situações que a execução da medição fica em lugares de difícil acesso ou que tornaria o processo caro se efetuada por um operador. Como é o caso de usinas de produção de etanol, que a medida da vazão da destilaria é feita remotamente, devido a presença de vapores inflamáveis no setor, sistemas de tratamento e controle de esgoto (há a presença de gases nocivos e de odores desagradáveis e a medida da vazão está situada em locais de difícil acesso) e na indústria de produção e manipulação de petróleo e gás natural, que também oferece riscos e ocorre em locais de difícil acesso.