(11) 2682 6633 / 99457-3485


Transmissor de Vazão

Quem, de alguma forma, está próximo ou trabalha em qualquer setor da indústria tem esse ditado ecoando na mente indefinidamente: quem não mede, não controla. E no ambiente industrial é muito bem sabido e incontestável que o controle dos processos só pode ser bem feito se todas as variáveis forem medidas. Quem se preocupa com custos, rendimento, qualidade e concorrência está sempre analisando e investigando valores e possíveis perdas nos processos pois, sabe que, ignorar perdas é encarecer o custo do produto produzido.

Desta forma, o transmissor de vazão, incontestavelmente, é um dos instrumentos que, no chão de fábrica, tem elevada importância. Além da durabilidade, pois paradas para manutenção geram custos, o instrumento deve apresentar alta precisão e repetibilidade. Tomando o gasoduto Brasil-Bolívia, que transporta gás natural da Bolívia até São Paulo, como base para criar um exemplo, pode-se observar que, este gasoduto transporta 30 milhões de metros cúbicos por dia, há um custo estimado de US$0,50 por metro cubico. Pode-se observar que o erro de 1% gerado pelo transmissor de vazão está associado a um montante de US$150.000/dia. Além de adquirir instrumentos de qualidade, conhecer bem o instrumento e seguir as recomendações do fabricante, tais como inspeções e recalibragem, verificação de valores de entrada e saída da produção, são formas de verificar se os valores estão dentro das variações inerentes ao processo.

Ainda utilizando o gasoduto Brasil-Bolívia como exemplo base, pode se investigar e confrontar o volume de gás natural apontado pelo transmissor de vazão da unidade boliviana. Com os valores apontados pelas estações de compressão intermediárias, de forma que falhas em instrumentos ou possíveis vazamentos sejam identificados imediatamente. Este tipo de preocupação e investigação não é importante somente pela questão de custos ou perdas financeiras, mas controlar a vazão de produtos perigosos, como no caso do gás natural, é importante para a segurança dos equipamentos de das pessoas que trabalham na planta.