(11) 2682 6633 / 99457-3485


O totalizador de vazão é microprocessado

O equipamento utilizado para medir e monitorar a vazão em diversas indústrias é conhecido como indicador totalizador de vazão. Desta maneira, este totalizador de vazão é um instrumento que recebe um sinal pulsado, gerado por um medidor de vazão de qualquer tipo, e, indica o valor da vazão medida, de maneira analógica ou digital, dependendo do tipo de totalizador de vazão. Os valores comumente mostrados são as vazões instantâneas e totais, calculadas em resposta ao pulso recebido. Além da medição da vazão, o totalizador de vazão é capaz de medir outras variáveis, como, pressão, tensão, temperatura, entre outras.

O totalizador de vazão pode ainda mostrar o valor da vazão encontrada em um display ou transmitir este dado para um computador onde a leitura do valor é realizada remotamente. Normalmente, o totalizador de vazão é microprocessado e totalmente programável, além de apresentar opções como saídas de transmissão específicas, canais de comunicação serial e bloqueio por senha, entre outras. Graças a isso, estes equipamentos oferecem excelente versatilidade e são capazes de armazenar dados.

Devido a esta versatilidade, o totalizador de vazão é bastante utilizado em estações de tratamento de esgotos e efluentes, atividades de dosagem, onde deve medir e controlar a quantidade de material a ser colocada em uma embalagem ou reservatório, ou, ainda, em diversos sistemas de medição de água e líquidos no geral, devido a importância de realizar a medição da vazão e de outras variáveis.

Desta forma, para que o totalizador de vazão tenha a função adequada e mostre as informações de maneira coerente, é importante que tenha sido dimensionado de maneira que a vazão aplicada, a sensibilidade e grau de aperfeiçoamento deste estejam adequados. Pelo fato de serem dados muito apurados, o totalizador de vazão deve ser manuseado com muito cuidado.