(11) 2682 6633 / 99457-3485


O funcionamento do transmissor de nível

A medição do nível é uma atividade de real importância em processos industriais devido a necessidade do controle contínuo de produtos presentes em tanques, silos e qualquer outro tipo de reservatório industrial. Alguns destes locais de armazenagem não permitem uma visualização direta do nível do produto que está em seu interior. Por este motivo, foi criada a necessidade de realizar a medição precisa e com confiabilidade do nível nestes reservatórios.

Desta forma, um projeto adequado de um transmissor de nível que indique com confiabilidade o valor indicado é de vital importância para sejam evitados problemas de eficácia na operação industrial e para que a produtividade seja aumentada.

Assim, dentre as diversas possibilidades de medição de nível, utiliza-se o transmissor de nível devido a sua facilidade e simplicidade de operação, sendo, de maneira simples, um sensor capaz de detectar o nível de um determinado produto em um reservatório de maneira contínua.

O funcionamento do transmissor de nível varia dependendo do seu tipo, podendo utilizar diversos fatores para realizar a medição do nível do produto. As variáveis mais comuns a serem medidas são a densidade, constante dielétrica, condutividade elétrica e granulometria, no caso de produtos sólidos em grãos. O transmissor de nível possui fácil instalação, é aplicável a uma larga faixa de produtos e tem excelente relação custo benefício.

Além disso, o uso do transmissor de nível colabora com a eficiência do processo, produtividade e aplicabilidade. O uso do transmissor de nível aprimora a medição e o controle proporcional dos processos utilizados na indústria, garantindo a qualidade do produto. Outro motivo para que seja escolhido o transmissor de nível de maneira adequada é o controle do consumo.

Por todos estes motivos, o transmissor de nível auxilia na medição precisa dos níveis presentes em reservatórios com líquidos ou tanques.