(11) 2682 6633 / 99457-3485


Medidores de Vazão

Medidores de vazão são dispositivos utilizados para medir a vazão de um sólido em grãos, gás ou líquido que passa por um tubo em uma determinada faixa de tempo. Os medidores de vazão são amplamente utilizados na mecânica de fluidos.

Inventado na Alemanha por Karl Kueppers, o medidor de vazão possui mais de 100 anos de uso nas indústrias, que obtiveram uma grande evolução na qualidade de sua medição de vazão. E além das indústrias, os medidores de vazão são também utilizados em residências, para medição da quantidade de água ou gás encanado utilizado, por exemplo.

Para que seja feita uma medição de vazão de qualidade, algumas verificações devem ser feitas. O primeiro passo para realizar uma correta medição de vazão é escolher o medidor de vazão correto. Medidores de vazão devem ser dimensionados conforme a necessidade da informação da taxa de vazão, se deve ser contínua ou totalizada e se esta informação pode ser verificada no local ou se precisa ser checada remotamente.

Após esta primeira verificação, deve-se verificar a característica do material cuja vazão deverá ser medida além dos intervalos de temperatura e pressão. Informações como condutividade, viscosidade, pressão, temperatura de operação, toxicidade, entre outras, impactam na medição, pois estas e outras características do material influenciam na forma de medição de alguns tipos de medidores de vazão.

Na sequência, é importante definir qual o tipo de tubulação e a área de instalação. Para definição de onde devem ser colocados os medidores de vazão, algumas informações devem ser consideradas, como, direção da vazão, diâmetro, material do tubo, taxa de pressão no flange, acessibilidade, válvulas, vibração e campos magnéticos presentes na região. Todas estas características podem influenciar na vazão.

Por fim, resta definir a precisão e a repetibilidade necessárias para que os medidores de vazão tenham um desempenho aceitável conforme necessidade de projeto.

Instalados os medidores de vazão adequados na linha, basta realizar a configuração conforme informações de fluxo desejadas. Dependendo do material, faz-se necessário que seja realizada a medição da vazão volumétrica, isto é, o volume do material que passa na seção do tubo em uma unidade de tempo determinada, ou, pode ser mais importante verificar a vazão mássica, isto é, a massa do material que passa pela seção do tubo por unidade de tempo.

De posse destas informações, basta verificar qual, dentre uma grande diversidade de tipos de medidores de vazão disponível, é aquele que melhor se adapta as condições de projeto especificadas.