(11) 2682 6633 / 99457-3485


Medidores de vazão – Medidores de vazão de gases – Funcionamento

O medidor de vazão para gases é um instrumento muito utilizado também para medição e controle de líquidos limpos de baixa viscosidade, medição de gases como o GLP, gás natural, ar comprimido, entre outros de características semelhantes. Na indústria, o controle destas substâncias deve ser de alta precisão e confiabilidade, pois incertezas geradas pelos medidores de vazão podem resultar em elevação dos custos de produção da unidade fabril. Neste ponto, os medidores de vazão tipo turbina apresentam grande destaque para estas atividades, pois oferecem elevada precisão e repetibilidade e, por isso, são muito aplicados na medição de transferência de custódia e carregamento de caminhões tanque, além de serem muito usados em processos de dosagem.

O princípio de funcionamento dos medidores de vazão para gases tipo turbina se dá través de um sinal de saída igual a um trem de pulsos, com frequência linearmente proporcional à vazão do fluido. Conforme o fluido se movimenta, faz com que uma turbina construída de material ferromagnético gire. Esta rotação é detectada por um sensor eletromagnético, que converte a rotação do rotor em um sinal usável que pode ser um trem de pulsos escalonados ou um sinal padrão de 4 a 20 miliamperes de corrente contínua. Este sinal é enviado para um totalizador de vazão que mostra a vazão instantânea, parcial, total, e muitas outras informações, dependendo do modelo do totalizador, como por exemplo a contabilização de produção de gases, transferência, distribuição de ar comprimido ou a totalização de misturas gasosas.

Estes instrumentos são bastante versáteis pelo fato de poderem ser instalados em qualquer lugar, preferencialmente entre flanges, são bastante leves e pequenos. Ademais, oferecem como vantagem maior rangeabilidade entre todos os medidores de vazão, pois a variação matemática envolvida é linear. É capaz de operar em pressões de até 300 BAR, construído com materiais que oferecem altíssima resistência e opcionalmente atuam como totalizador eletrônico microprocessado programável. Possuem bateria interna capaz de alimentar o instrumento por até dois anos, com modelos oferecidos para tubulações de 1/2” de diâmetro até 6”. Mesmo com o passar dos anos este tipo de instrumento oferece alta estabilidade de leitura, desde que as recomendações do fabricante sejam seguidas, como por exemplo aplicar em fluidos limpos ou filtrados. Dependendo da distância entre a turbina e o receptor de pulsos, deve ser observado se há interferências elétricas e tomar medidas que eliminem estas interferências e outras eventuais interferências que possam comprometer seu funcionamento.