(11) 2682 6633 / 99457-3485


Medidor de Vazão

Controlar e manter constante algumas variáveis de processo, como a pressão, nível, temperatura, pH, vazão, condutividade, velocidade, umidade, etc., é uma grande necessidade na maioria dos processos industriais. A justificativa de monitorar e controlar estas variáveis está diretamente ligada à qualidade do produto, controle de produtividade, eficiência, perdas, rendimento e precificação, por exemplo.
E no que diz respeito a controle e monitoramento , a automação industrial atua diretamente com tecnologias cada vez mais modernas para controlar cada uma das variáveis, com precisão, qualidade e segurança inerente a cada processo. Desta forma o medidor de vazão é um instrumento importante para colaborar com a análise e controle dos processos industriais.
Assegurar quantidades necessárias e mínimas é um requisito importante para qualquer setor industrial, visto que o custo para manter estoques pode ser elevado, se não for bem feito, e deixar uma matéria prima faltar implica em prejuízos elevados, pois máquinas paradas junto com mão de obra significam elevação de custos. O medidor de vazão, quando integrado com um sistema de gestão industrial, possibilita o planejamento eficiente das compras e o controle do volume da matéria prima, sem gerar compras imediatas, que geralmente acabam sendo mais caras.
O desperdício é outro parâmetro que está ligado à instrumentação e, dentro da gama de instrumentos responsáveis por entregar dados referentes a ele, o medidor de vazão tem importante atuação. Por exemplo, o medidor de vazão permite confrontar o volume total de água que abastece determinada planta industrial com o consumo de cada setor, facilitando a analise ou a investigação de possíveis perdas no processo e identificando o setor que apresenta consumo anormal, ou seja, possíveis perdas.
Linhas de gás combustível são controladas por medidor de vazão e de pressão para, além de controlar perdas e custos, ter controle da segurança do sistema, pois identificar vazamentos precocemente significa garantir a segurança dos equipamentos, dos colaboradores e do meio ambiente.