(11) 2682 6633 / 99457-3485


Medidor de Vazão – Tipos e características dos medidores

A variação de produtos e processos industriais é extremamente ampla e as propriedades físicas destes produtos, assim como das matérias primas são diversas, exigindo uma ampla gama de tipos de instrumentos de medição de vazão, para atender a todos os setores industriais. A vazão é uma variante extremamente importante e com algumas particularidades que exigem certa tecnologia para que sua mensuração seja precisa.

Como é sabido, a variação da temperatura altera as propriedades físicas de muitos materiais, sendo estas propriedades a viscosidade, densidade e até o estado físico (solido, liquido ou gasosos). Um exemplo que afeta a todos é a temperatura dos combustíveis e os medidores de vazão das bombas de abastecimento. Desta forma, para cada situação há um medidor de vazão que mais se adequa para mensurar a quantidade de cada material, de acordo com suas condições físicas e ambientais.

Há medidores de vazão mássica eletrônicos, medidores de vazão tipo turbina e tipo rotor, rotâmetros, medidores de vazão com saída analógica, medidores de vazão por deslocamento positivo para fluidos de alta viscosidade, sensores de baixa pressão e sensores do tipo Vortex ou tubos de Pitot. Na categoria medidores eletrônicos, pode-se citar como exemplo os medidores ultrassônicos. Estes instrumentos trabalham sem contato com fluido mensurado, sendo aplicado para controle de bombas, fluxo de canais abertos e transmissor de nível. A vantagem de não entrar em contato com o fluido é a aplicabilidade para produtos corrosivos por acidez ou basicidade.

Os medidores do tipo rotor são aplicados à medição de gases e consiste de um corpo e um rotor montado em seu interior, cuja velocidade angular é diretamente proporcional à velocidade do gás. Um sensor de configuração magnética ou indutiva é montado no corpo do medidor de maneira a captar a passagem das aletas do rotor, gerando um trem de pulsos de característica senoidal. Estes pulsos são enviados à uma unidade pré-amplificadora ou um conversor para que resultem em sinal de saída (pulsos quadrados) de alta impedância ou analógicos.

Há situações em que ruídos eletrônicos podem comprometer a medição da vazão. Desta forma, nestas situações são aplicados medidores de vazão magnéticos com sistema DBE (Double Balanced Electrodes), que permitem eliminar todos os ruídos elétricos, quer seja os de efeito capacitivo entre os eletrodos e o circuito eletrônico, que seja os de natureza eletroquímica entre os fluidos e os eletrodos ou mesmo os de efeito indutivo do medidor. Outro instrumento de medição bastante interessante são os medidores para fluidos viscosos, que são constituídos de engrenagens ovais, que são movimentadas pelo liquido assim que passam a ter a mesma movimentação do fluido. Os movimentos das engrenagens são convertidos em pulsos pelos sensores elétricos, transmitindo a vazão do fluido.

Desta forma, para cada situação há um tipo de sensor, configurado a atender a cada necessidade de mensuração de vazão de forma mais adequada, com o custo, a durabilidade e a resistência necessária. Consulte nossos especialistas para saber das novidades da Dwyler ou para buscar a solução em instrumentos de medição de vazão ideias para a sua produção.