(11) 2682 6633 / 99457-3485


Medidor de Vazão Magnetico

Os primeiros relatos de medição de vazão que se tem na história da humanidade foram datados de algumas décadas depois de Cristo relatados pelos egípcios e romanos, em obras de adução de água. Atualmente a indústria usa desta variável para como indicador de qualidade da produção, controle de custos e controle de desperdícios. Diante desta necessidade e do crescente interesse de medir a vazão dos mais variados produtos e cada vez mais com maior precisão e eficiência, desenvolveram-se vários tipos de medidor de vazão, mas será aqui destacado o medidor de vazão magnético.

Os primeiros sinais de aparecimento de medidores de vazão eletromagnéticos surgiram em 1941, com o padre e professor de matemática e física Bonaventura Thürlemann. Nesta época ele publicou um trabalho intitulado Método Elétrico para medições da velocidade em líquidos, que demonstrava que a velocidade média do fluxo em um tubo pode ser determinada medindo a diferença de potencial elétrico entre dois pontos da fronteira de um tubo, sem que seja necessário saber a distribuição de velocidades no tubo. No entanto, os medidores de vazão magnéticos com boa eficiência surgiram no final dos anos 70.

O princípio de funcionamento destes equipamentos se baseia na Lei de Faraday, usada para medidores de vazão. Ela determina que o movimento do líquido (que deverá possuir uma condutividade elétrica mínima admitida) através de um campo magnético, induz uma força eletromotriz (f.e.m.) que atravessa o líquido num sentido perpendicular ao campo magnético, sendo essa f.e.m. diretamente proporcional à sua velocidade de escoamento. Desta forma, dois eletrodos são inseridos em uma secção tubular que se deseja medir a vazão, e juntamente com um mili-voltímetro mede-se a f.e.m. induzida. Essa f.e.m. induzida não é afetada pela temperatura, viscosidade, pressão, turbulência, densidades específica e relativa e condutividade elétrica do fluido medido, desde que a condutividade elétrica esteja acima do valo mínimo exigido.

Os medidores de vazão eletromagnéticos, atualmente fornecem alta precisão da medida do fluxo e possuem diversos tipos de sensor, tipos de revestimento, tipos de eletrodo e opções de aterramento, de forma a garantir compatibilidade com qualquer aplicação de qualquer setor industrial, como aplicações que exigem boa resistência à corrosão, boa resistência à abrasão, fluidos pastosos, fluidos oxidantes, equipamentos específicos para ácidos fluorídricos, ácidos flúor-silícico ou hidróxido de sódio. Com todas estas características podem ser usados nos segmentos industriais de fertilizantes, produtos inorgânicos, industrias que manipulam fluidos com suspensões, ácidos, bases, água potável, água suja, lamas, cerveja, vinho, leite, água mineral, álcool, garapa, suco de frutas, queijos, entre outros.