(11) 2682 6633 / 99457-3485


Medidor de Vazão de Água – DIY

A medição da vazão consiste na determinação da quantidade de líquidos, gases e sólidos que passa por determinada secção transversal por unidade de tempo. Esta quantidade pode ser medida em unidades de volume (litros, mm³, cm³, m³, galões, pés cúbicos) ou em unidades de massa (g, kg, toneladas, libras) e também pode ser fornecida em vazão instantânea, dada por uma das unidades anteriores divididas por unidade de tempo (litros/min, m³/hora, galões/min).

Os medidores de vazão de água podem ser analógicos (os tradicionais medidores hall de vazão domésticos) ou digitais. E por mais que se pense ser complicado construir um medidor de vazão eletrônico, é extremamente simples. Vejamos passo a passo.

Primeiramente será necessário um sensor de vazão de água de efeito Hall que funciona da seguinte maneira: quando o fluxo de água atravessa através do rotor do sensor, o rotor gira e sua velocidade varia de acordo com a variação do fluxo. O sensor de efeito Hall emite um sinal de pulso correspondente. Este tipo de sensor pode ser facilmente encontrado em diferentes diâmetros, para diferentes pressões de trabalho ou faixas de vazão. Desta forma, como em qualquer projeto, verificar quais são as necessidade e selecionar o equipamento adequado para a aplicação, no caso o sensor possui 20 mm de diâmetro, pressão de até 1,75 MPa capacidade de vazão de até 30L/min, uma placa (hardware) Arduino e cabos de painéis.

Arduino é uma plataforma física de computação de código aberto, ou seja, uma placa microcontroladora e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa. No caso o código, ou linguagem de programação utilizado é a linguagem C/C++.

Nesta placa será possível conectar o sensor de efeito Hall na alimentação (cabo vermelho no plug de 5V e o cabo preto no plug GND) e na porta de leitura (cabo amarelo na porta). Com o sistema montado, baixando o plugin Codebender será possível programar a placa Arduino, colocando os dados de leitura e outras informações (http://www.instructables.com/id/How-to-Use-Water-Flow-Sensor-Arduino-Tutorial/step3/The-code/). Após finalizada a programação, conectar o sistema em uma tubulação (observando o sentido de fluxo), ligar o sensor e está pronto o sistema de controle de vazão de água.