(11) 2682 6633 / 99457-3485


Chave de nível

A medição de nível no contexto industrial é de grande importância no que diz respeito a capacidade de avaliar o estoque de matérias primas armazenadas em tanques, de forma a se criar um planejamento para a compra de mais materiais, avaliar a capacidade de produção disponível, atender a determinadas demandas e, também, possibilitar redução de custos diante das variações do mercado.
Por isso, a mensuração desta variável pode ser feita através da chave de nível. A princípio, este instrumento pode ser bastante simples, podendo ser usado em aplicações domésticas ou pouco complexas, podendo ser constituído por uma boia, uma haste e um interruptor que abre ou fecha um circuito em detrimento do nível do líquido mensurado. Mas, na indústria, estes equipamentos mais simples não suportariam a demanda requerida pela atividade. Um instrumento industrial deve ter capacidade de suportar elevados ciclos de uso, como no caso da chave mencionada anteriormente, ela deve suportar os milhares de vezes que é ligada e desligada, sem que a sua estrutura sofra qualquer avaria.
Além do elevado ciclo, muitas vezes a chave de nível vai controlar produtos de elevada acidez, elevada basicidade, com temperaturas muito altas ou muito baixas, ou até mesmo mistura de líquidos que formam duas fases. Sendo assim, uma forma de se construir uma chave de nível capaz de suportar tudo isso, é com o Reed-Switch. A chave de nível tipo Reed-Switch é composta de duas lâminas metálicas, um tubo de vidro que é preenchido com um gás inerte e uma boia dotada de ímã permanente.
Quando a boia magnética está distante das lâminas metálicas, estas permanecem afastadas. Conforme o nível sobe ou desce, a boia se aproxima das lâminas, que vão se aproximando até fecharem o contato. O gás dentro do tubo é para evitar que as lâminas se degradem com o tempo devido a ação corrosiva do ar. A chave magnética pode ser constituída de um ou mais pontos de medição em hastes de até 3,5 metros. Para suportar elevados ciclos de uso e ambientes agressivos, a chave de nível pode ser construída com cabeçote a prova de explosão e tempo (NEMA 4 e 7) e suportar temperaturas de até 80°C.