(11) 2682 6633 / 99457-3485


Sistema controlador com sensor de nível – DIY

Quando falamos sobre nível, podemos defini-lo como sendo a altura do conteúdo de um reservatório, podendo este conteúdo ser líquido ou sólido. Desta forma, os sensores de nível são equipamentos capazes de detectar o nível de líquidos ou sólidos granulados em tanques e reservatórios, de modo a controlar o a quantidade de produto disponível. Estes sensores trabalham com medição direta, tendo como referência a posição do plano superior da substância a ser medida, como os níveis de flutuador e os visores de nível, ou medição indireta, onde o nível é determinado em função de uma segunda variável, como os medidores ultrassônicos ou de diafragma, por exemplo.

 

DO IT YOURSELF: SENSOR DE NÍVEL POR ETAPAS EM LED

Iremos realizar um preview de como criar um sensor de nível com acompanhamento por etapas, mostradas em LED, usando os sensores e medidores de nível da Dwyler.

Para realização deste projeto, deve-se inicialmente possuir um sensor de nível DWYLER, uma placa de Arduino (usada no desenvolvimento de protótipos e para aprender programação embarcada em C/C++) e 4 LEDs.

Depois de montado o sistema, teremos o seguinte funcionamento:

– LEDS Ligados = Reservatório com Volume Máximo;

– LEDS Apagados = Reservatório em Volume Mínimo.

Desta forma, o volume será controlado de modo que, à medida que os LEDs forem se apagando, o volume do reservatório estará diminuindo.

A montagem e o funcionamento do dispositivo são bem simples.

Utilizando, por exemplo, o Medidor de Nível de Líquidos – Modelo BM da Dwyler, teremos uma ligação elétrica, que programada pelo arduino, reconhecerá 4 diferentes posições da boia, de modo que, quando a boia estiver em um certo nível, os LEDs acima deste nível estarão apagados e, abaixo dele, estarão acesos, mostrando sempre o volume disponível no reservatório.

A montagem é realizada em etapas, sendo elas:

  1. Montagem adequada do medidor no reservatório;
  2. Montagem do arduino na placa de LEDs;
  3. Realização da programação do Arduino;
  4. Realiza-se a ligação elétrica entre o sensor de nível e o arduino, garantindo que a corrente passará para o arduino e irá em seguida para os LEDs, sendo controlado conforme nível de água e programação.

 


Figura 1 – Montagem de sensor de nível com acompanhamento LED

 

Assim, aplicando a programação adequada ao arduino é possível criar um sensor de nível onde qualquer pessoa conseguirá acompanhar o nível de um reservatório apenas com a observação, uma vez que o controle será extremamente intuitivo. Além disso, através do arduino e de programações mais complexas é possível realizar programações para o acompanhamento horário do nível, salvar valores em arquivos, entre outros.