(11) 2682 6633 / 99457-3485


Chaves de Nível e o inversor de frequência usados para a economia e preservação de equipamentos.

A automação industrial tem como objetivo criar mecanismos que sejam capazes de aumentar a produtividade com qualidade de acordo com a necessidade do cliente ou do mercado, e com o menor custo possível. Outra vantagem da automação é ser uma grande aliada a higiene e segurança no trabalho, pois melhora as condições de trabalho das pessoas e elimina trabalhos perigosos além de realizar operações que seriam impossíveis de controlar intelectualmente ou manualmente.

Um instrumento de automação muito importante é a chave de nível. Muitas vezes pensamos que a chave de nível é somente usada na indústria, mas ela está no painel do nosso carro, por exemplo, mostrando quando o nível de combustível atinge o nível mais baixo e a luz de volume reserva acende, ou quando vamos lavar roupas e a máquina de lavar se auto abastece de água até o nível que o usuário selecionou. Estes são exemplos simples de controle de nível, pois em aplicações como esta não é necessário um controle mais avançado, uma vez que o investimento na tecnologia deve ser muito bem justificado com um retorno economicamente viável.

Por isso na indústria, as chaves de nível vão um pouco além de acionar o sistema de abastecimento ou abrir uma válvula de descarga. Somada a mais falada tecnologia de controle de rotação e potência em motores, os inversores de frequência, a chave de nível trabalhando em conjunto com uma bomba dotada de inversor de frequência promove o reabastecimento de suprimentos ou de matérias primas de forma inteligente e da forma mais econômica possível. Isto é possível porque as chaves de nível conseguem trabalhar de forma a fornecer vários pontos de medição de controle de nível e, conforme o nível de um reservatório vai atingindo níveis inferiores mais rapidamente, esta informação é levada ao inversor de frequência do motor como indicação de aumento de potência, para que o reservatório seja abastecido rapidamente.

Outra forma de atuação desta parceria é que a chave de nível do tipo boia magnética, sendo capaz de medir vários pontos do reservatório. Esta chave é capaz de, em conjunto com o inversor de frequência, controlar a velocidade de reabastecimento do tanque, evitando o liga/desliga do motor elétrico da bomba. Este liga/desliga pode reduzir a vida útil do motor e elevar o consumo de energia, pois na partida dos motores elétricos a corrente elétrica atinge valores acima da nominal que, após atingir a rotação de trabalho então estabiliza em valores nominais. Este é um exemplo de economia que a instrumentação industrial e a eletrônica podem gerar, visto que a chave de nível oferece várias opções de aplicação e de trabalho em conjunto com outros instrumentos e outros aparelhos, visando a economia e preservação de equipamentos.