(11) 2682 6633 / 99457-3485


Chave de nível

A chave de nível é um instrumento fácil de ser encontrado em processos industriais que tenham a necessidade de controlar o nível de produtos dentro de tanques ou reservatórios. Desta forma, a chave de nível é um instrumento utilizado para medir com precisão o nível de produtos líquidos ou sólidos dentro de um recipiente.

A forma de realizar a medição do nível depende do tipo de chave de nível utilizado. Cada tipo de chave de nível tem pontos positivos e negativos, porém, para diferentes tipos de uso são indicados diferentes tipos de chave de nível.

A solução mais simples e mais barata para a medição de nível é a chave de nível tipo boia. Seu funcionamento se dá através da movimentação da boia que sobe ou desce conforme o nível do produto varia para mais ou para menos.

Outro tipo de chave de nível é aquela conhecida como capacitiva, que pode realizar a detecção do nível ou fazer uma medição contínua. Esta funciona através da capacitância. Quando o nível do tanque é zero, então há apenas ar como material isolante entre as placas da chave capacitiva. A medida que o produto começa a aparecer, a capacitância varia. Ao realizar esta medição de capacitância, faz-se uma relação com nível de produto.

Além destas duas, temos ainda a chave de nível vibratória. Seu funcionamento é semelhante ao princípio do diapasão. Assim, esta chave de nível possui dois garfos que ficam oscilando em sua frequência natural através de um conjunto piezo-cristal embutido. Quando a chave de nível está em contato com ar, apenas ela irá oscilar em sua frequência natural. Quando algum produto começa a cobrir os garfos, a oscilação cai e um transmissor, que monitora esta oscilação, traduz a mudança de oscilação em um valor de nível.